Prato Verde levanta bandeira contra o desperdício


Restaurante provoca discussão em busca de alternativas para enfrentar o problema

daniela-maccali-6017-800x531A cada ano, um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado. Enquanto isso, mais de 800 milhões de pessoas sofrem de fome, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Diante dessa situação, o Prato Verde levanta a bandeira contra o desperdício, para provocar a reflexão e o diálogo sobre essa temática. Nos últimos anos foram realizadas diversas ações nesse sentido, utilizando a informação como forma de conscientização e engajamento das pessoas em torno do tema.

A iniciativa começou na edição de março de 2015 da Revista do Prato Verde, que trazia como matéria principal a origem dos alimentos servidos no restaurante. A publicação apresentava entrevistas com três produtores de alimentos orgânicos, que são fornecedores do Prato Verde, e traçava um perfil, mostrando o dia-adia dessas pessoas que trabalham com a terra, suas motivações, dificuldades e desafios. Com isso, o restaurante aproximou os consumidores (clientes do Prato Verde) dos atores da cadeia de produção de alimentos.

Já na edição de setembro da Revista, o foco foi o desperdício de alimentos. A publicação trouxe uma matéria sobre a cadeia do desperdício, que começa na produção, passa por armazenamento e transporte e culmina nos pontos de venda e na casa dos consumidores. A revista também apresentava informações e números sobre o consumo inconsciente no mundo e dicas para o aproveitamento integral dos alimentos. Para completar a matéria, foi realizado um ensaio fotográfico, que mostrava cenas do desperdício em Porto Alegre, clicado
por Daniella Maccali.

daniela-maccali-6062-800x531Diante das fotos impactantes, o Prato Verde sentiu a necessidade de dar ainda mais visibilidade ao assunto.
E foi assim que os registros foram parar nas paredes do restaurante, em formato de exposição. Intitulada “Desperdício, um novo olhar”, a mostra foi lançada em 2015, em um coquetel para convidados, que reuniu clientes, artistas e lideranças para debater a temática.

Depois disso, todas as pessoas que frequentaram o restaurante puderam apreciar o trabalho, que ficou exposto
nas paredes do Prato Verde durante dois meses. A mostra contava com fotos ampliadas, telas do artista Mártin
Flores, infográficos assinados pelo designer gráfico Francisco Kaminski e trabalhos do artista multimídia Arthur
Della Giustina. “Espero que, mesmo sendo uma gotinha no meio do oceano, essa exposição tenha tocado alguém e que faça as pessoas refletirem sobre o desperdício e o que poderia ser feito para mudar”, comenta a fotógrafa Daniela Maccali.

No mesmo ano, o estabelecimento recebeu um convite para expor as obras no aeroporto Internacional Salgado Filho. O trabalho ficou exposto no terceiro andar do aeroporto, podendo ser conferido por mais pessoas, ampliando ainda mais a visibilidade para o tema.

Deixe um comentário